terça-feira, 9 de agosto de 2011

OFICINAS DE MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA (TBC) E WORKSHOP DE ROTEIRIZAÇÃO EM ESTÂNCIA

No início do mês de julho, a secretaria de turismo de Estância – através da diretora de turismo, Manuela Brasil – organizou a comunidade convidando líderes comunitários e agentes do trade turístico para as oficinas de sensibilização e mobiliação do Turismo de Base Comunitária, que aconteceram nos dias 26 e 28 de julho, das 09h00 às 12h00, no Sebrae de Estância.

No dia 26 de julho foram passadas noções iniciais de turismo, de turismo de base comunitária (TBC), de sustentabilidade e segmentação turística. Este primeiro dia de sensbilização e mobilização contou com a participação de líderes comunitários dos povoados Muculanduba e Farnaval, entre eles, artesãos, proprietários de hotéis e pousadas, além dos secretários de Turismo, Luiz Carlos dos Santos e de Cultura, Juventude e Desporto, Aurenitha Morgana.

No dia 28 de julho foram passadas as diretrizes do TBC e as formas como este tipo de turismo se inserem no macroprograma do Ministério do Turismo, o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Diante do interesse e da disponibilidade dos participantes em seguir adiante, decidimos avançar para a etapa de workshops de roteirização em Estância. Definimos então que voltaríamos a nos encontrar no dia 04 de agosto, na parte da manhã e da tarde.

Oficinas de sensibilização e mobilização realizadas na sede do SEBRAE em Estância.


Pela manhã foi realizada uma dinâmica de grupo com os presentes, a fim de levantar as forças, oportunidades, ameaças e fraquezas existentes no município para o desenvolvimento do turismo. Os principais atrativos turísticos foram, assim, levantados: Lagoa dos Tambaquis, festas juninas, praias, casarões históricos e artesanato local. Em seguida, os principais pontos fracos foram apontados: necessidade de mais segurança e limpeza, melhorias na infraestrutura das praias e acesso aos povoados, manutenção do patrimônio arquitetônico local, entre outros.

Por volta do meio dia, a convite da Secretaria de Turismo de Estância, fomos almoçar no X-PTO, ou “X”, como é chamado este importante restaurante de Estância, que guarda lembranças de um cliente ilustre, o escritor baiano Jorge Amado, que deixou registrado numa placa seu apreço pelo local. A comida caseira e bem temperada foi elogiada por todos. Às 14h00 voltamos ao SEBRAE, onde foi apresentada aos participantes a ficha de hierarquização de atrativos turísticos utilizada pela OMT e o Ministério do Turismo. Para aprender a preenchê-la, utilizamos o Restaurante X-PTO, pontuando com uma escala de 0 a 3 cada um dos itens da ficha.

Restaurante XPTO, visitado e avaliado pelos participantes do workshop de roteirização.


No final do workshop, definimos o dia 12 de agosto, próxima sexta-feira, para realizarmos o primeiro diagnóstico participativo de Estância. Definimos que os atrativos visitados – organizados no que chamamos de Roteiro Praias – serão o povoado Farnaval, onde estão a praia e o mangue, uma mangueira de 200 anos e o restaurante de Maria José Santos Rodrigues (que nos oferecerá pastéis de aratu). Visitaremos ainda as praias do Saco, do Abaís e a lagoa dos Tambaquis. Neste dia, definiremos o segundo dia de diagnóstico, o Roteiro Histórico-Cultural, que contemplará o centro histórico da cidade, a Fábrica Santa Cruz, o Porto d’Areia, o Centro de Artesanato. Se a visita ocorrer como planejada, terminaremos este dia dançando ao som da Batucada, já que a chefe do grupo, dona Josefa Maria Santos de Assunção, tem participado ativamente das oficinas e workshops realizados no Sebrae e ministradas pela consultora em Turismo de Base Comunitária, Gabriela Nicolau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário