sábado, 10 de setembro de 2011

Workshop de Roteirização na cidade de Estância

O workshop de roteirizarão na cidade de Estância, realizado no dia 12 de agosto, teve início às 09h00, quando o grupo se reuniu em frente ao SEBRAE, local onde as oficinas de sensibilização e mobilização aconteceram. Com 8 participantes, a Van disponibilizada pela Secretaria Municipal de Turismo partiu rumo ao povoado Farnaval, atrativo turístico apontado pela líder comunitária do local, Maria José Rodrigues. O percurso de Estância até o Farnaval, estrada de terra, levou cerca de trinta minutos. No caminho, alguns montes de lixo foram encontrados, o que ressaltou a necessidade de um intenso trabalho de educação ambiental com a comunidade e de coleta de lixo por parte da prefeitura e governo do Estado.


O Farnaval, conforme pudemos perceber, é marcado pela presença do mangue, que a comunidade utiliza para se banhar e se divertir nos fins-de-semana. A líder comunitária, Maria, e sua família, possuem um bar e restaurante localizado às margens do rio, num ponto privilegiado parao banho. Gentilmente, e para ter o serviço do restaurante avaliado pelos participantes do workshop, fomos convidados pela líder comunitária a degustar caranguejos e pastéis de aratu, iguarias servidas diariamente sob uma frondosa mangueira. Uma experiência saborosa, em frente às águas calmas da Maré do Farnaval.


Após esta visita, em que foram observados os aspectos mais relevantes no Farnaval (seguindo ficha de avaliação e hierarquização de atrativos) partimos para a Lagoa dos Tambaquis (Lagoa Grande), localizada a 36 quilômetros do centro de Estância. Nesta lagoa, que possui cerca de 09 quilômetros de extensão, tambaquis de 20 quilos se aproximam dos visitantes, permitem que lhe acariciem e chegam a abrir a boca à espera de porções da ração que os proprietários do local, dona Rute Camilo de Azevedo e seu Gildo de Araujo Lira, comercializam por um real (um saquinho). Além de área de lazer, este local pode ser utilizado também como meio de hospedagem, 08 chalés com banheiro e 4 dormitórios para uso comunitário estão disponíveis ao turista, além de área para camping, com capacidade para até 80 barracas. As diárias saem por 50 reais, casal, com café da manhã. Crianças até nove anos não pagam hospedagem.


Na sequência o grupo partiu rumo à praia do Abais. Esta praia, bastante conhecida dos sergipanos, possui inegável beleza natural, com seu mar de águas esverdeadas e suas dunas que se avistam ao longe. No entanto, os escombros da antiga orla que foi engolida pelo mar, as construções precárias que compõem o cenário urbano da praia, e os destroços de grandes casas, fazem com que a visita a esta praia perca um pouco de seu encanto.


Já a praia do Saco, localizada a 18 quilômetros da praia do Abaís, pela estrada da Riboleirinha, por possuir uma intervenção urbana menor que a praia do Abaís, apresenta maior beleza paisagística, com seu mar agitado, sua igrejinha, etc.


Voltando para Estância passamos ainda pelo Porto Cavalo, antigo porto de onde saiam barcos para Mangue Seco. Hoje, de lá, partirá a ponte que está sendo construída pelo governo do Estado que interligará os povoados de Terra Caída (Indiaroba) e Porto dos Cavalos (Estância).


Antes de encerrar as atividades deste dia, paramos no Bar do Sr. Manoel, indicado pela participante Maria Valquíria dos Santos. Lá o grupo degustou um delicioso bobó de camarão e aproveitou o momento de descanso para preencher as fichas de hierarquização de atrativos, utilizando para isso a observação atenta de todos os atrativos visitados neste dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário