segunda-feira, 12 de setembro de 2011

VISITA À SEDE DO CULTURA EM FOCO, PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE HIERARQUIZAÇÃO DE ATRATIVOS E APRESENTAÇÃO DO ROTEIRO

No dia 23 de agosto, por volta das 09h da manhã, nos reunimos na sede do Cultura em Foco, em Santa Luzia do Itanhi. Um dos objetivos desta reunião era apresentar aos participantes do projeto de Turismo de Base Comunitária (TBC) este projeto mais antigo do IPTI que, desde 2009, vem qualificando a produção artesanal local com base na valorização dos elementos culturais da região, promovendo o aumento de ocupação e renda e garantindo a auto-sustentabilidade das atividades praticadas pelos artesãos de Santa Luzia.


Estavam presentes líderes comunitários, donos de restaurantes, agentes das secretarias de Educação e Turismo do município além da coordenadora de ambos os projetos, Renata Piazzalunga, o designer responsável pela identidade visual da rota turística que será criada, Dândolo Santos, e as consultas de Turismo Gabriela Nicolau e Melissa Warwick.


Após a apresentação de cada um dos artesãos do Cultura em Foco presentes, Renata mostrou aos participantes do Plano de Gestão Participativa do Turismo detalhes acerca do modo de confecção de alguns dos produtos ali mesmo elaborados. Para vê-los em detalhe, consultar a página web da Fellícia: http://www.fellicia.com.br/.


Após a apresentação, enquanto Renata se reunia com os membros do Cultura em Foco, os participantes do Plano de Gestão Participativa do Turismo se reuniram para terminar de preencher as fichas de hierarquização de atrativos, fundamentais para a organização do roteiro. A inclusão de atrativos neste priorizou as notas mais altas recebidas coletivamente.


No processo de preenchimento dos critérios de avaliação dos atrativos visitados – após a explicação de como fazê-lo por parte das consultoras - cada integrante pontuou os atrativos como julgou adequado. Por alguns momentos discutimos as notas que haviam sido dadas aos atrativos visitados, visando a que não cometêssemos nenhuma injustiça.


Após concluirmos o preenchimento de toda tabela, fizemos uma pausa para o lanche. Entendendo que o dia de hoje marcava o fechamento de um ciclo - já que nos próximos dias as consultoras se dedicariam a elaborar os relatórios do Plano – a secretaria de Educação ofereceu um delicioso e farto lanche aos presentes.


Voltamos ao trabalho por volta das 11h, com a sugestão de um roteiro turístico de cinco dias. O roteiro incluía visitas e pernoite nos povoados de Pau Torto, Priapu e São José, valorizando, desta forma, a agricultura familiar e organicamente produzida na região, além de toda a riqueza da vida rural observada. Destacamos aqui a horta orgânica de Priapu, o sítio Ebenezer, do agricultor José Robério Souza, as trilhas que podem ser feitas na região, como a do Carro Quebrado, por exemplo, que teve a frente o agricultor Vanilson dos Santos e o restaurante de Dona Rosa.


No entorno destes municípios, complementando a oferta turística rural, estão as fazendas Priapu da Feira, São Félix e Castelo, que, por terem recebido as maiores notas dentre todas as outras visitadas pela equipe, entraram no primeiro dia do roteiro turístico apresentado.


Além do meio rural, apontamos a importância de uma visita ao Santuário Santa Luzia do Itanhi, na sede do município, que representa a chegada da Igreja Católica ao estado de Sergipe e à sede o Cultura em Foco, que está bem próximo à mesma.


No roteiro, destacamos também as belezas do Crasto que poderão ser exploradas de forma responsável por meio de trilhas na mata atlântica e de passeios de barco. Na parte da noite a observação do céu com aulas de astronomia e de fenômenos comuns na região como a bioluminescência são os programas indicados.


Com relação à cidade de Estância, recebe destaque o bairro Porto D’Areia e os casarões de azulejos portugueses do centro histórico. Além destes, o mangue do Farnaval, a lagoa Azul - mais comumente conhecia como Lagoa dos Tambaquis - e a Praia do Saco - que conquistou a todos com seu pôr-do-sol com vistas a Mangue Seco – também foram incluídos no roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário