terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Ministério do Turismo visita Santa Luzia do Itanhi

Na quinta-feira, 17 de novembro de 2011, recebemos a visita da Técnica da Coordenação Geral de Projetos de Estruturação em Áreas Priorizadas do Ministério do Turismo, Ana Beatriz, com o intuito de constatar e acompanhar parte do desenvolvimento do Plano de Gestão Participativa do Turismo do município de Santa Luzia do Itanhi. A consultora de turismo Gabriela Nicolau deu abertura à reunião, realizada na sede do IPTI no povoado Crasto, em Santa Luzia do Itanhi, com a presença dos agentes beneficiários do Plano. Dentre eles estavam agricultores, artesãos, pescadores, gerentes de fazendas da região e secretários municipais. Após explicar o motivo da visita de Ana Beatriz e fazer uma breve apresentação do Plano, Gabriela convocou os participantes para contribuírem com depoimentos, sugestões e criticas. (Todos registrados e incluídos no vídeo-relatório do produto IV). O primeiro a discursar foi o pescador local, conhecido como Seu Careca, que explanou sobre as atividades relacionadas à pesca que o turista poderia realizar no Crasto e nas suas redondezas. Em seguida, a participante do município de Estância, Poliana Silva, lamentou que os produtos artesanais comercializados no seu município são provindos de Pernambuco, ratificando que os turistas questionam a produção do artesanato local. Enfatizou a esperança que sente com o desenvolvimento do Plano na região e emocionada, citou o projeto Cultura em Foco, idealizado e coordenado pelo IPTI, como exemplo a ser seguido pelas cooperativas de artesãos de outros municípios sergipanos. Denilma Conceição Santos e sua mãe, ambas moradoras do povoado Crasto e alunas do curso técnico em turismo no E-tec Sergipe Senador Walter Franco, revelaram um projeto que elaboraram juntas com objetivo de resgatar as manifestações culturais locais, como o Samba de Coco e o Reisado. Denilma também expôs que produz artesanato através de material reciclado e que gostaria de executar um projeto onde outras pessoas da comunidade pudessem aprender e desenvolver essa técnica junto com ela. Seu Edica,proprietário do único restaurante do Crasto, o Brisa do Mar, mencionou os pratos mais populares do seu estabelecimento e disse que espera que o Plano seja colocado em prática para estimular a vinda de mais turistas para o povoado e seu entorno.

Participantes do Plano de Gestão Participativa do Turismo de Santa Luzia do Itanhi reunidos na sede do IPTI.

Seu José Francisco, gerente da fazenda Castelo, esteve presente na reunião representando os empresários Juliano Cesar e Raimundo Juliano (proprietários de antigos engenhos da região) e se posicionou a favor do investimento dos grandes empresários no desenvolvimento do turismo em Santa Luzia do Itanhi. Caso contrário, afirmou que os turistas continuariam na capital e viriam pra o município apenas para fazer o turismo bate-e-volta, o que não irá gerar renda suficiente para a comunidade local. Respondendo ao que foi colocado pelo Sr. José Francisco, a consultora Gabriela Nicolau sancionou que foram enviados convites pelo IPTI para participação nas oficinas do Plano de Gestão Participativa do Turismo em Santa Luzia do Itanhi a todos os empresários da região, inclusive ao proprietário da Fazenda Castelo. Outro ponto colocado por Gabriela foi sobre o roteiro turístico elaborado pela consultoria e pelos participantes da oficina, no qual sugere ao turista a permanência de três dias, contemplando diversos povoados e Santa Luzia e de Estância. Ana Beatriz completou a fala de Gabriela elucidando que o Ministério do Turismo trabalha com vários modelos de desenvolvimento e que o turismo tradicional, que se alarga através de investimento em resorts e outros grandes empreendimentos turísticos, não exclui o turismo de base comunitária. Muito pelo contrario, eles são modelos complementares. Como exemplo, ela citou a Costa do Sauípe, que, após receber duras criticas pelo seu isolamento, passou a implementar projetos em parceria com a comunidade local, como usina de reciclagem e fornecimento de produtos agrícolas produzidos na região. Os agricultores locais Vandilson Santos, Robério Souza e Seu Joel expuseram características das atividades que realizam em seus povoados e também revelaram sua opinião sobre os pontos positivos e negativos do Plano. Finalizando a série de depoimentos, o Secretário de Educação, José Welto dos Santos,elogiou a equipe do IPTI e discorreu sobre o vocação dos agentes beneficiários do Plano de Gestão Participativa do Turismo para transformar o “turismo de pessoas” num projeto duradouro e rentável para toda a comunidade.

A representante do MTur, Ana Beatriz, a consultora Gabriela Nicolau e o Sec. Municipal de Educação, José Welto dos Santos.

Após o almoço no restaurante Brisa do Mar, todos retornaram à sede do IPTI para dar continuidade à reunião com a representante do MTur. A consultoria apresentou um vídeo de 40 minutos com registro de todos os workshops (diagnósticos participativos) realizados durante a segunda etapa do Plano, em diversos povoados dos municípios de Santa Luzia do Itanhi e Estância. Foi sugerido por Ana Beatriz que o tempo do vídeo fosse reduzido para 10 minutos com a finalidade de divulgar os potenciais turísticos da região pela internet, com o intuito de atrair o expectador sem cansá-lo. Em seguida, a consultora Melissa Warwick apresentou aos demais a sugestão do roteiro turístico elaborado participativamente nas oficinas e workshops realizados pelo IPTI. Abriu-se para um breve debate sobre o roteiro, onde os participantes elogiaram, fizeram criticas e deram sugestões para alteração ou inserção de algumas informações que ali constavam. Após ouvir os relatos dos participantes dos workshops, assistir ao vídeo com os registros das visitas realizadas a potenciais turísticos da região e tomar conhecimento do roteiro turístico elaborado nestes últimos meses de trabalho permanente com a comunidade, Ana Beatriz expôs sua opinião sobre o andamento do Plano e fez importantes colocações, sugerindo a parceria com programas do Ministério do Turismo que auxiliarão no desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária nos municípios sergipanos de Santa Luzia do Itanhi e Estância.


Agentes beneficiários do Plano de Gestão Participativa do Turismo reunidos em frente à sede do IPTI, no Crasto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário