sexta-feira, 25 de novembro de 2011

REUNIÃO DIA 16/11

No dia 16 de novembro aconteceu no COMESLE, em Santa Luzia, uma reunião entre as consultoras Gabriela Nicolau e Melissa Warwick e os agentes beneficiários do Plano de Gestão Participativa do Turismo. Ao todo compareceram 18 pessoas, entre eles agricultores dos povoados Priapu, Pau Torto e Sao Jose, pescadores do Crasto, agentes da secretaria de Educação de Santa Luzia e de Turismo de Estancia, artesãos de Estancia, etc.
A reunião objetivava, em primeiro lugar, fazer uma retrospectiva - com a ajuda de fotografias - de tudo o que aconteceu no Plano desde seu inicio, em marco de 2011. Desta forma, relembramos a etapa inicial em que - ao longo de quase um mês - oficinas de sensibilização e mobilização aconteceram na Escola Comendador Calazans, na sede do município de Santa Luzia.
Relembramos ainda como estas oficinas chegaram ate o município de Estancia - no mês de junho - e como a etapa seguinte, os workshops de roteirização, aconteceram como conseqüência do bom andamento dos trabalhos iniciais das oficinas.


Reuniao no COMESLE com agentes beneficiarios do Plano de Gestao Participativa do Turismo


Na segunda parte da reunião, Melissa e Gabriela apresentaram aos presentes, de forma resumida, o plano de ações que esboçaram para o do Plano de Turismo de Santa Luzia. Dividas em curto, médio e longo prazo, as principais ações destacadas para os próximos meses, são:

- acompanhamento das ações do PRODETUR-SE no que diz respeito a implantação de infraestrutura básica e turística na região no Plano;
- analise das acoes que deverão ser tomadas para a gestão ambiental do destino (seguindo os princípios estabelecidos pelo Conselho Brasileiro para o Turismo Sustentável (CBTS));
- apoio a reativação de grupos artísticos como o Pifano de Priapu e o Reisado do Crasto;
- cadastramento dos prestadores de serviços turísticos no CADASTUR;




Agentes beneficiarios do Plano reunidos em Santa Luzia do Itanhi
- ações para qualificação e certificação de equipamentos e serviços por meio de cursos técnicos;
- capacitação para agentes de desenvolvimento turístico;
- apresentação de linhas de financiamento como a fornecida pelo PRONAF;
- apoio a organização das associações agrícolas locais para que atendam a demanda de alimentação por parte dos futuros turistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário