terça-feira, 29 de novembro de 2011

2° Dia da Visita Técnica do MTur

Na sexta-feira, 18 de novembro de 2011, realizamos uma visita técnica com Ana Beatriz, com o coordenador do Prodetur em Sergipe, Joab Almeida, e sua estagiária, Kate Salomão, a alguns atrativos destacados no roteiro elaborado durante os workshops, estes diretamente relacionados ao Turismo de Base Comunitária. Após um breve diálogo de apresentação no Restaurante Brisa do Mar, seguimos para o passeio de barco no rio Piauí, com os pescadores e futuros condutores locais do Crasto, Seu Careca e Bado. Eles entregaram coletes salva-vidas aos presentes e proporcionaram água de coco e frutas durante todo o percurso. Como o tempo era reduzido, visitamos apenas uma das atrações a serem consideradas, a Barreira de Cima. Nesta parada, os pescadores disponibilizaram caiaques para passeio nos trechos mais rasos do rio e mostraram uma das técnicas de pesca que utilizam, como se estivessem ensaiando para recepcionar os futuros turistas que por ali irão passar. Todos ficaram encantados com a receptividade dos dois condutores e seus dois “assistentes-mirins” que acompanharam durante todo o percurso.








Bado e Seu Careca conduzem a equipe técnica pelo Rio Piauí.


Após o passeio de barco, seguimos em direção ao restaurante de Dona Rosa, no povoado Rua da Palha, cozinheira bastante conhecida na região. O almoço foi previamente agendado e Dona Rosa serviu peixe cozido, moqueca de camarão, catado de aratu, pirão e diversos acompanhamentos, finalizando com o doce de coco, o mais apreciado por aqueles que já tiveram o privilegio de freqüentar o seu estabelecimento. A dona do restaurante Ki-Delícia de Pirão se intimidou ao ser fotografada e não conversou muito com a equipe, porém nos atendeu com muita simpatia e simplicidade, características fundamentais na concepção do Turismo de Base Comunitária.












 
Imagens de Dona Rosa entre a equipe e da sua famosa moqueca de camarão.

 
O terceiro atrativo a ser visitado foi o Sitio Ebenezer, localizado no povoado Pau Torto. O proprietário do terreno e participante assíduo de todas as oficinas e workshops do Plano, Robério Souza, nos recebeu com seus familiares para mostrar o método de produção do adubo orgânico e de reflorestamento realizados no sitio. Em seguida, nos levou para conhecer a estrutura das casas em construção que um dia, poderão servir como hospedagem domiciliar ou inclusive, pousada para os turistas que desejarem conhecer a região e vivenciar a rotina dos agricultores rurais por um dia.











Robério exibe muda para o reflorestamento ambiental no sítio Ebenezer. Ao lado, casas em construção para hospedar futuros turistas.


O último local da visita se deu a sede do Cultura em Foco, onde conversamos com algumas artesãs e contemplamos as peças produzidas por elas com orientação dos renomados designers Kelley White, André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro.

Conversando com as talentosas artesãs do Cultura em Foco.


Ao fim do roteiro, Ana Beatriz revelou ter tido uma boa impressão dos atrativos visitados e encorajou a incitação do turismo de um dia, (bate-e-volta), pois dessa forma a região passaria a ser cada vez mais conhecida - e por conseguinte divulgada -, gerando renda para a comunidade investir no seu próprio empreendimento. Para iniciar o processo, um website do município de Santa Luzia do Itanhi deverá ser elaborado, onde será publicada uma lista dos atrativos existentes, os potenciais turísticos dos povoados e os empreendimentos que têm capacidade de receber uma quantidade razoável de visitantes. Para facilitar a compreensão dos interessados, o site deverá ser enriquecido com um grande número informações úteis, como fotografias, descrição dos locais citados e telefone para agendamento de visitas.

Um comentário:

  1. titanium watch band in stainless steel - TITIAN TAI'S TIGNS HARDWARE
    The titanium watch band microtouch titanium trim is made titanium nipple barbells in stainless steel and is made from titanium tent stove steel for corrosion resistant stainless sugarboo extra long digital titanium styler steel and therefore apple watch aluminum vs titanium has a

    ResponderExcluir